Cultivar

Dicas de cultivo

Dicas básicas de como cuidar melhor e deixar sua hortinha ou jardim lindos


O PLANTIO ORGÂNICO


Dicas de cultivo

Quando se fala em alimentos orgânicos, a primeira coisa que nos vem a cabeça é “alimentos cultivados sem o uso de agrotóxicos” ou “alimentos não modificados geneticamente”. Isto é verdade, mas não conta o lado mais belo desta história.

Para a agricultura orgância, o solo é um organismo vivo, por isto, sua saúde é a base da vitalidade das plantas. Assim como outros seres vivos, o solo precisa respirar (possuir espaços de ar em sua composição), ter umidade e circulação de líquidos (ser capaz de manter e escorrer água em sua estrutura), ter fauna e flora (bactérias, fungos, microorganismos, insetos) e ser alimentado com equilíbrio de nutrientes. O solo é vivo e sempre em renovação.

Além disso, a agricultura orgância (também chamada de biológica) tem um olhar sistêmico e holístico, onde tudo se relaciona e o todo é maior do que a soma das partes. Ou seja, o cultivo tem a ver com a observação de diversos fatores e a construção de um sistema saudável, que envolve o solo, a fauna, a flora e mesmo as pessoas que se relacionam com aquele espaço. Numa comparação com a saúde humana, é como alimentar-se bem, praticar esportes, ter bons relacionamentos e prestar atenção no próprio corpo ao invés de apenas tomar um remédio quando se está doente.

Este tipo de cultivo é também uma forma de entender e atuar no mundo e está diretamente ligado à ideia de sustentabilidade. Busca-se sempre o aproveitamento dos recursos do próprio sistema, a preservação ambiental e a qualidade da vida humana.

COMO PLANTAR E CUIDAR DE UMA HORTA NA CIDADE

São muitos os motivos para iniciar o plantio de uma horta na cidade. No atual contexto urbano, nos acostumamos a ter acesso a todo tipo de alimento de forma imediata, em qualquer época do ano, sem entender de onde vieram e de que forma foram produzidos. Cultivar qualquer alimento é uma poderosa atitude de reconexão com as lógicas e ritmos da natureza

Ao cuidarmos de uma horta orgânica, podemos experienciar todos os tipos de fenômenos que envolvem a vida: o nascimento, as transformações, a regeneração, a integração, a colaboração e os ciclos da energia vital. Por consequência, passamos a nos dar conta da quantidade de conhecimento e dedicação que são necessários para produzir alimentos de qualidade e a valorizar o trabalho do agricultor que cultiva esta forma tão bela e fundamental de plantar.

O MAIOR DESAFIO DO CULTIVO ORGÂNICO NA VERDADE É SUPERAR NOSSOS PRÓPRIOS VÍCIOS E MODELOS MENTAIS: IMPACIÊNCIA, QUERER OBTER RESULTADOS RAPIDAMENTE E SEM COMPLICAÇÕES, POUCA OBSERVAÇÃO DOS PROCESSOS NATURAIS, COMBATER OS SINTOMAS AO INVÉS DE ENTENDER E REVERTER AS CAUSAS DOS PROBLEMAS. MAS, ACREDITE, ESTE PROCESSO DE SUPERAÇÃO E EVOLUÇÃO É EXTREMAMENTE GRATIFICANTE, PRAZEROSO E BENÉFICO!

DICA

Se você quiser se aprofundar em outros conceitos ligados à agricultura orgânica, pesquise por:

PERMACULTURA

Filosofia prática que busca desenvolver métodos de permanência saudável, justa e ecológica de uma comunidade em um ambiente.


AGROECOLOGIA

A ciência que busca uma agricultura sustentável, integrando conhecimentos de outras áreas, inclusive a sabedoria popular.


AGROFLORESTA

É um sistema produtivo que concilia a produção de alimentos com a recuperação de áreas degradadas, promovendo benefícios econômicos e ecológicos. Tudo isso com o objetivo de construir um novo paradigma produtivo que não se baseia somente na monocultura, como ocorre hoje.


Conheça a Rede Agroflorestal

BIODINÂMICA

Prática agrícola fundada por Rudolf Steiner, que propõe uma maneira diferente e profunda de entender a vida e as relações entre os elementos naturais, os astros e o cosmos.